top of page

Aparelho Ortodôntico

Existem diversas opções de aparelhos, fixos ou móveis, que auxiliam a movimentar os dentes, reter os músculos e modificar o crescimento dos maxilares. Eles funcionam aplicando uma suave pressão nos dentes conforme eles se movimentam no osso dos maxilares.
Apesar da maioria dos tratamentos serem personalizados, geralmente as pessoas utilizam os aparelhos ortodônticos de um a três anos, mas depende muito de suas necessidades individuais, da posição dos dentes e da oclusão.
Aparelhos Tradicionais
A opção mais comum de tratamento, o aparelho ortodôntico convencional fixo, consiste em brackets, elásticos e fios. Os brackets são colados à face externa dos dentes e utilizados como âncoras para os fios, que são colocados nos espaços específicos e fixados por pequenos elásticos. Ao apertar os fios é exercida uma tensão sobre os dentes, o que os move gradualmente até a posição correta. Ortodontistas ajustam os aparelhos a cada 4-6 semanas, dependendo de cada caso, para que os resultados desejados sejam obtidos, o que pode acontecer no período de um a três anos.
Os aparelhos ortodônticos atuais são menores, mais leves e são bem menores do que no passado.
Uma vez que os aparelhos fixos são removidos, um retentor é colocado tanto no maxilar superior quanto no inferior (ou onde o aparelho ortodôntico tenha sido colocado originalmente) por um ano, no mínimo, para que os dentes não se movimentem e sejam mantidos em sua nova posição.
Embora um pequeno desconforto seja esperado ao longo do tratamento ortodôntico, os aparelhos atuais são mais confortáveis que nunca. Técnicas e materiais ortodônticos recentes foram desenvolvidos para corrigir os dentes em um período de tempo menor.

bottom of page